Início

Autoria

Maria Antonia Muñoz de Malajovich

http://lattes.cnpq.br/0893274439208456
bteduc@hotmail.com

Maria Antonia Malajovich

Maria Antonia Malajovich é bióloga, com Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires, mestrado e doutorado em Genética pela UFRJ (Brasil). Foi bolsista da CAPES e CNPq (Brasil), do Ministério das Relações Exteriores da França, da World ORT e da Universidade das Nações Unidas (UNU-BIOLAC). Exerceu a docência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na Universidade ORT Uruguay, onde é professora visitante.

Entre 1990 e 2015, desempenhou as funções de Professora e Coordenadora de Ciências e de Biotecnologia no Instituto de Tecnologia ORT do Rio de Janeiro. Ao longo de mais de vinte e cinco anos dedicados ao ensino científico e tecnológico, ministrou cursos de Biotecnologia em vários países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Peru, Uruguai e Venezuela).

Atua na área de Educação Científica e Tecnológica, com ênfase especial em Biotecnologia, sendo autora do livro Biotecnologia publicado no Brasil (Axcell Books do Brasil, 2004) e na Argentina (Universidad de Quilmes Editorial, 2006, 2012), de vários artigos e manuais de atividades práticas, do site Biotecnologia: Ensino e Divulgação e de sua versão em espanhol Biotecnología: enseñanza y divulgación (http://bteduc.bio.br ou http://bteduc.com).

Em 2008, recebeu o prêmio Beatrice Wand-Polak, outorgado por World ORT aos Professores que se destacam no desenvolvimento de novos programas, materiais e tecnologias educacionais. Em 2011, foi homenageada pelo Dia do Biólogo, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em reconhecimento à sua dedicação em defesa da Biodiversidade e do Meio Ambiente. Integra a direção científica da Associação Nacional de Biossegurança (ANBIO). É membro da Comissão Técnica de Biotecnologia do Conselho Federal de Biologia (CFBio).

Atualmente é Diretora Científica na empresa ACTE- Treinamento e Desenvolvimento.